sábado, 22 de março de 2014

IVAN ROBERTO MARKO MILAT, o "Assassino de Mochileiros"



Em 1989, desapareceram Deborah Phyllis Everist e James Harold Gibson. Seus corpos incompletos (provavelmente por ação de animais) foram encontrados em outubro de 1993, na floresta de Belanglo, por um morador local.

Vítimas

O esqueleto de Deborah ainda usava uma corrente de prata com crucifixo e um bracelete de pedras semipreciosas e, nas proximidades, um par de sandálias. Haviam várias marcas de fratura na parte posterior de seu crânio, os restos da mandíbula estavam quebrados e havia sinais de facadas na região lombar.

James estavam em melhor conservação... vestia calça jeans, com o zíper aberto e o botão fechado, calçava tênis ainda amarrados e, próximo ao corpo, um chapéu de feltro que ajudou em sua identificação. Apresentava sete ferimentos com instrumento cortante: 2 nas costelas, dois na parte mais alta das costas, um de cada lado do peito e um no meio da coluna vertebral, seccionando três vértebras, o que o paralisou.

Em 1991 desapareceram: Simone Loretta Schmidl (janeiro), Gabor Kurt Neugebauer e Anja Habschied (dezembro).

Vítimas

Simone era alemã e seu corpo foi encontrado em novembro de 1993, na mesma floresta, parcialmente vestido, em volta da cabeça, uma bandana roxa (pela qual foi identificada), usava joias e, pelo exame da arcada dentária, confirmou-se a identificação. Sofreu inúmeras facadas no peito e nas costas, inclusive com a secção na coluna vertebral idêntica à de James.

Gabor e Anja eram namorados e seus corpos foram encontrados também em novembro de 1993. Gabor estava embaixo de uma pilha de folhas e coberto por um tronco de árvore, esqueleto completo, vestido com sua calça jeans, zíper aberto e botão fechado. Havia duas mordaças em volta de sua cabeça, uma dentro da boca e outra fora... foi estrangulado, possuía várias fraturas na mandíbula e seis entradas de projéteis na cabeça – quatro foram recuperados dentro do crânio de Gabor – nas proximidades, caixas de munição e 90 cápsulas deflagradas.

Anja tinha a blusa levantada até os ombros; calça jeans e sutiã cortados na lateral, encontrados longe dali. Faltava o crânio e as duas primeiras vértebras, o que levou à conclusão de que ela fora decapitada com instrumento afiado, machado ou espada e, estaria de joelhos com a cabeça abaixada. Sua cabeça NUNCA foi encontrada.

Vítimas

Joanne Lesley Walters e Caroline Jane Clarke desapareceram no início de 1992 e foram encontradas em setembro de 1992, por dois motoqueiros durante uma competição de motocross. Joanne estava parcialmente coberta por folhas secas e um tronco de árvore. Vestia calça jeans, com o zíper aberto e botão fechado, porém, sua calcinha nunca foi encontrada; inúmeras facadas na altura do coração, usava sapatos e joias. Seu corpo estava em adiantado estado de decomposição, porém, em suas mãos foram encontrados fios de cabelo escuro, armazenados para futura comparação. Sua cabeça estava envolta em uma mordaça, com alguns pedaços em sua garganta, o que sugeriu asfixia; cinco facadas no peito, nove nas costas, sendo cinco propositalmente na espinha dorsal, paralisando a vítima. Não havia ferimentos de defesa e não foi possível identificar se houve estupro, mas foi recolhido material para exame.

Caroline foi esfaqueada, levou dez tiros no crânio, de onde recuperaram quatro projéteis. Seus braços estavam estendidos acima da cabeça, esta envolta em um pano vermelho, o que demonstrou que ela estava vendada no momento dos disparos. Também foi esfaqueada no pescoço. Segundo os testes balísticos, os tiros foram disparados de três direções diferentes, tendo a cabeça da moça como alvo. Nas proximidades, a polícia recolheu seis baganas de uma marca de cigarro, cartuchos de arma calibre .22 e um pedaço de plástico verde do tamanho de uma moeda, além de avistarem os restos de uma fogueira de pedras de 35cm.


INVESTIGAÇÕES

Vários depoimentos foram recolhidos no decorrer das investigações e um desses chamou a atenção... tratava-se de Alex Milat que contou ter visto algo suspeito. Ele contou que estava na floresta quando viu um veículo Ford e outro com tração na quatro rodas percorrendo uma trilha; no banco da frente do primeiro carro apenas o motorista, no banco de trás outros dois homens sentados e entre eles uma mulher com um pano envolvendo-lhe a cabeça. No segundo veículo, além do motorista, um casal no banco de trás, a mulher amordaçada da mesma maneira. A testemunha deu uma descrição tão detalhada aos policiais que incluía até a roupa que os ocupantes vestiam.

Juntaram-se a este depoimento o seguinte:
uma mulher telefonou à polícia denunciando o antigo patrão de seu namorado, Ivan Milat, dono de uma propriedade próximo à floresta de Belanglo e de um veículo com tração nas quatro rodas; era colecionador de armas;
Joanne, moradora local, ligou para a polícia relatando a existência de um boletim de ocorrência de 1990 por ela e um cidadão inglês que passava férias na Austrália, Paul Onions, pois, ele escapara de um assaltante após pegar carona com um homem bem apessoado, divorciado, descendente de iugoslavos que, em dado momento, o ameaçou com arma de fogo.

A força tarefa resolveu investigar a família Milat. Tratava-se de uma viúva mãe de 14 filhos, homens e mulheres, todos familiarizados com armas desde a infância e muitos moravam nas proximidades dos fatos. Dois dos irmãos, Ivan e Richard, trabalhavam na mesma empresa na época dos crimes e, ao analisar o livro de ponto, constataram que Richard tinha álibi para todos os dias prováveis dos assassinatos, porém, Ivan folgou nos dias que o comprometeria, o que o tornou suspeito. Ivan foi preso no dia 22 de maio de 1994.

Rich (irmão) e Ivan

Ivan fora absolvido em 1971, pois, ao dar carona para duas mochileiras, foi acusado de estuprar uma delas... no depoimento, as garotas o acusaram de portar uma faca.

Ao investigar os carros da família, encontraram um Nissan Patrol 4 x 4 que pertenceu à Ivan; o novo dono do carro entregou à polícia um projétil que encontrou embaixo do banco do motorista, calibre .22, compatível com as caixas de munição encontradas nos locais do crime.

Ivan também possuía uma pequena propriedade à 37km da floresta de Belanglo e uma motocicleta. Na casa de Ivan foram encontrados os sacos de dormir de Simone e Deborah, uma faca Bowie, uma fotografia de Ivan com uma Colt .45 (descrita por Paul Onions), uma fotografia de sua namorada vestindo um top Benetton idêntico ao de Caroline Clarke, uma bandana roxa idêntica à que estava amarrada na cabeça de Simone, várias faixas de tecido similares às usadas para amarras as vítimas e uma manchada com o sangue de Caroline, um rifle Ruger .22.



Na casa de mãe de Ivan, foi encontrada uma espada curva de cavalaria, provável arma utilizada para decapitar Anja. Ivan negou tudo e não reconheceu nenhum dos objetos.

Considerado culpado em 27 de julho de 1995, por unanimidade, recebeu 6 anos pelo ataque à Paul Onions e prisão perpétua por cada um dos sete assassinatos que cometeu, sentenças que ouviu em silêncio sem manifestar qualquer emoção.

Ficou na prisão de segurança máxima em Maitland, Sydney até 1997, sendo transferido para a prisão de Goulburn após uma tentativa de fuga, onde permanece até hoje. Alega até hoje ser inocente e formou um grupo que luta por sua absolvição, além de sempre declarar que fugirá na primeira oportunidade. A polícia ainda investiga a possibilidade de mais alguém da família estar envolvida... muitos acreditam que ele não agia sozinho – principalmente pelos testemunhos acerca de dois veículos envolvidos.

Ainda existem muitos mochileiros desaparecidos (e desaparecendo) na mesma região, desde aquela época. Com o mesmo modus operandi de Ivan, outros corpos foram encontrados pela região: Diane Penacchio (29), encontrada em 1991; Leanne Goodall (20), Robyn Hickie (17) e Amanda Robinson (14), em 1978 e 1979; Gillian Jamieson, Anette Briffa e Deborah Balkan, em 1980; Peter David Letcher, em 1988; Susan Isenhood (22), desaparecida em 1985 e encontrada em 2004.

Em janeiro de 2009, Milat cortou seu dedo mindinho, colocou em um envelope e entregou ao guarda da prisão para ser enviado ao tribunal.

Cuidado ao visitarem a Austrália, especialmente, os arredores da floresta Belanglo.

Fonte: Serial Killers, louco ou cruel
           Murderpedia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário