sábado, 22 de fevereiro de 2014

FRIEDRICH HAARMANN, o “Açougueiro de Hannover” ou o “Vampiro de Hannover”

Hans Grans e Fritz Haarmann

Nascido em 25 de outubro de 1879, em Hannover, Alemanha, foi o sexto filho de um casal humilde. Seu pai, um bombeiro de estrada de ferro, era apelidado por conhecidos como “Olle zangado”; sua mãe, sete anos mais velha que seu pai, era inválida.

Na infância, Fritz, como era chamado, se tornou o preferido de sua mãe e cresceu odiando seu pai, preferindo as bonecas aos esportes que os outros meninos de sua idade gostavam. Aos 16 anos foi enviado para a escola militar, mas liberado posteriormente por apresentar sintomas de epilepsia. De volta a Hannover, foi acusado de molestar crianças pequenas e enviado a um sanatório para observação, mas escapou após 6 meses de custódia. Posteriormente, Fritz ganhava a vida com pequenos crimes enquanto molestava crianças por diversão.

Em 1900, ficou noivo de uma garota local, mas trocou-a pelo Exército quando ela ficou grávida. Dispensado com honra em 1903, retornou a Hannover e conseguiu se desvincular de seu pai que insistia em declará-lo insano... ocorreram uma sequência de prisões por arrombamento, jogos de azar e por bater carteiras, antes de seu pai o colocar como proprietário de uma loja de peixe com batatas fritas. Imediatamente, Fritz furtou o negócio em segredo e não foi bem-sucedido.

Residência de Fritz

Em 1914 foi condenado por arrombamento de um armazém e sentenciado à 5 anos de prisão. Sob condicional em 1918, se uniu a uma rede de contrabando e prosperou trabalhando como informante da polícia – se apresentava ocasionalmente como “Detetive Haarmann”.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o local ficou apinhado de refugiados e Fritz começou a seduzir garotos com oferta de um lugar para passar a noite. Entre os primeiros estava Friedel Rothe, 17 anos, cujos pais souberam que ele encontrara o Detetive Haarmann antes de desaparecer. A polícia procurou no apartamento de Haarmann, porém, sem sucesso. Anos depois, Fritz confessou que a cabeça cortada de Friedel, embalada em jornal, estava no chão atrás de seu fogão enquanto os oficiais procuravam em gavetas e armários.

Ainda em 1918, Fritz foi sentenciado a 9 meses na prisão por “indecência com um menor”. Ao ser liberado, encontrou novas acomodações para si, ficando na companhia de Hans Grans, 24 anos, um cafetão homossexual e ladrão. Tornaram-se amantes e associados nos negócios, com Fritz acrescentando roupas usadas e carne ao mercado negro dos itens que vendiam para viver.

Juntos, Grans e Fritz lançaram um esquema de homicídio por atacado por divertimento e lucro. Os meninos sem-teto eram atraídos da estação de trem... em seguida, estuprados e assassinados por Fritz – que informou à polícia que sua técnica envolvia morder a garganta da vítima. Os corpos eram desmembrados, vendidos como carne de porco ou vaca, e as partes incriminadoras jogadas no rio Leine. Grans pegava parte das roupas descartadas antes de vender o restante; uma das vítimas foi descartada após Grans despertar o desejo de possuir suas calças.

Fritz e os detetives

A polícia de Hannover estava cega quanto às atividades homicidas de Fritz... em uma ocasião, um cliente entregou parte da carne de Fritz às autoridades para teste e os “especialistas” escreveram que era de “porco”. O “Detetive Haarmann” posteriormente chamou a atenção para si ao visitar os parentes de um garoto chamado Keimes, encontrado estrangulado em um canal de Hannover e, em seguida, disse à polícia que Grans era o assassino. O cafetão estava, então, encarcerado sob outra acusação, e a polícia dispensou a narração e nunca se preocupou em verificar o interesse de Haarmann no caso.

Em 17 de maio de 1924, uma cabeça humana foi encontrada às margens do rio Leine, outra desenterrada em 29 de maior, e mais duas em 13 de junho... a atitude de Fritz mudou em 24 de julho, quando algumas crianças descobriram um saco cheio de ossos humanos, incluindo outra cabeça, nas margens do rio. O pânico surgiu e os jornais relataram cerca de 600 meninos adolescentes desaparecidos somente no último ano. Ao dragar o rio Leine, a polícia recuperou mais de 500 ossos, calculando uma estimativa de 27 vítimas.



Por coincidência, Fritz foi preso neste período e indiciado por outra acusação de indecência pública. Uma investigação de rotina em seu apartamento revelou numerosas manchas de sangue, inicialmente descartadas como resultado de sua atividade não licenciada de açougueiro. Os detetives de homicídios encontraram sua primeira evidência firme quando os pais de um garoto desaparecido identificaram um casaco, então de posse do filho da estalajadeira de Fritz.



Em custódia, o suspeito subitamente decidiu confessar seus crimes em detalhes sangrentos. Ao perguntarem o número de vítimas, Fritz disse: “30 ou 40, não lembro exatamente”.

O julgamento de Fritz começou no dia 4 de dezembro e durou duas semanas, enquanto o réu de forma imponente fumava seus cigarros, reclamando que havia muitas mulheres no tribunal. Condenado por 24 homicídios e sentenciado à morte, Haarmann foi decapitado em 15 de abril de 1925. Grans, seu cúmplice nos homicídios, recebeu uma sentença de 12 anos de prisão, após descobrirem uma carta de Fritz declarando sua inocência... após sua libertação, continuou a viver em Hannover até sua morte, por volta de 1980.

Após a execução de Fritz, sua cabeça foi preservada em um recipiente por cientistas para examinar a estrutura de seu cérebro... segundo notícias, a cabeça é mantida na Faculdade de Medicina de Göttingen.



VÍTIMAS

Friedel Rothe, 17 anos: desapareceu em 25 de setembro de 1918 – Fritz alegou tê-lo enterrado no cemitério de Stoekner;
Fritz Franke, 16 anos: desapareceu em 12 de fevereiro de 1923 – era de Berlim;
Wilhelm Schulze, 17 anos: desapareceu em 20 de março de 1923 – escritor aprendiz;
Roland Huck, 15 anos: desapareceu em 23 de maio de 1923 – estudante, desapareceu da estação ferroviária de Hannover;
Hans Sonnenfeld, 18 anos: desapareceu em maio de 1923 – fugitivo da cidade de Limmer;
Ernst Ehrenberg, 13 anos: desapareceu em 25 de junho de 1923 – desapareceu enquanto levava um recado para seus pais;
Heinrich Strauss, 18 anos: desapareceu em 24 de agosto de 1923 – Haarmann estava na posse de sua caixa de violino quando foi preso;
Paul Bronischewski, 17 anos: desapareceu em 24 de setembro de 1923 – estava à caminho da casa de seu tio;
Richard Graf, 17 anos: desapareceu em setembro de 1923 – disse aos amigos que um detetive em Hannover lhe arrumara um emprego;
Wilhelm Erdner, 16 anos: desapareceu em 12 de outubro de 1923 – desapareceu na estação de Hannover; Fritz vendeu sua bicicleta;
Hermann Lobo, 16 anos: desapareceu em 24 de outubro de 1923 – suas roupas foram localizadas com Fritz e seus conhecidos;
Heinz Brinkmann, 13 anos: desapareceu em 27 de outubro de 1923 – desapareceu da estação de Hannover após perder o trem para sua casa em Clausthal;
Adolf Hannapel, 15 anos: desapareceu em 11 de novembro de 1923 – testemunhas viram Fritz abordar o aprendiz;
Adolf Hennies, 19 anos: desapareceu em 06 de dezembro de 1923 – estava à procura de trabalho em Hannover;
Ernst Speiker, 17 anos: desapareceu em 05 de janeiro de 1924 – desapareceu quando ia testemunhar em um julgamento;
Heinrich Koch, 18 anos: desapareceu em 15 de janeiro de 1924 – conhecido de Haarmann, desapareceu a caminho da faculdade;
Willi Senger, 19 anos: desapareceu em 02 de fevereiro de 1924 – suas roupas foram encontradas no apartamento de Fritz após sua prisão;
Hermann Speichert, 15 anos: desapareceu em 08 de fevereiro de 1924 – aprendiz de eletricista;
Alfred Hogrefe, 16 anos: desapareceu em 06 de abril de 1924 – aprendiz de mecânico; suas roupas foram encontradas com Fritz;
Hermann Bock, 22 anos: desapareceu em abril de 1924 – visto pela última vez caminhando para o apartamento de Fritz;
Wilhelm Apel, 15 anos: desapareceu em 17 de abril de 1924, a caminho do trabalho;
Robert Witzel, 18 anos: desapareceu em 26 de abril de 1924 – Fritz admitiu ter despejado seus restos no rio Leine;
Heinz Martin, 14 anos: desapareceu em 09 de maio de 1924 – serralheiro aprendiz, desapareceu da estação de Hannover;
Fritz Wittig, 17 anos: desapareceu em 26 de maio de 1924 – Haarmann disse que Grans insistiu em matá-lo;
Friedrich Abeling, 11 anos: desapareceu em 26 de maio de 1924 – a vítima mais jovem de Fritz, despejado no rio Leine;
Erich de Vries, 17 anos: desapareceu em 14 de junho de 1924 – Fritz mostrou a polícia onde estavam seus restos.

Os restos mortais das vítimas de Fritz foram enterrados todos juntos em uma cova comum.



Sua história inspirou os filmes “M” (1931), “A Ternura dos Lobos” (1973) e “Der Totmacher” (1995)

Fonte: A Enciclopédia de Serial Killers, de Michael Newton
           Murderpedia.org
           Goettinger-tageblatt.de (site alemão Tabloide Göttinger)


Nenhum comentário:

Postar um comentário